fbpx

Blog

Conheça 10 das mais famosas bibliotecas do mundo.

Há bibliotecas únicas, históricas e de tirar o fôlego encontradas em cada canto do globo, cada uma com sua própria história para contar. Ao longo da história moderna, as bibliotecas têm sido centros comunitários, pontos de encontro e guardiãs da cultura.

Biblioteca da Abadia de Saint Gall – St. Gallen, Suiça

Com toda a luz brilhante, detalhes cambaleantes de madeira nas grades e varandas, e tetos pintados, você pode esquecer que a Biblioteca da Abadia de Saint Gall abriga livros. E alguns dos manuscritos e escritos, também. As raízes desta biblioteca remontam à Idade Média, embora a biblioteca, tal como está hoje, tenha sido fundada em 1767 e mostre um estilo barroco. Tanto as visitas ao público quanto as de áudio estão disponíveis, e há uma série de exposições que são realizadas durante o ano. É também o lugar perfeito para os bibliófilos se reunirem, pois os livros impressos antes de 1900 só podem ser lidos na sala de leitura da biblioteca.

Biblioteca da Abadia de Admont – Admont, Austria

Anexada ao mosteiro mais antigo da Estíria, a Biblioteca da Abadia de Admont parece ter saltado das páginas de um livro de histórias em si. A Biblioteca da Abadia de Admont foi criada em uma combinação dos estilos barroco e gótico; é adornada com esculturas de madeira, acentos dourados e extravagantes afrescos de teto que são dedicados ao desenvolvimento da compreensão humana. Ela remonta a um impressionante comprimento de 230 pés e abriga uma coleção de mais de 200.000 volumes.

Biblioteca Pública de Nova York Stephen A. Schwarzman

Enquanto a Biblioteca Pública de Nova York tem vários prédios, o edifício Stephen A. Schwarzman é certamente o mais impressionante. Saudado por duas estátuas de leões, uma sensação de maravilha só se intensifica à medida que se entra. Paredes de mármore, afrescos e luminárias opulentas lembram a grandeza dourada da cidade de Nova York. As coleções aqui incluem arte, multimídia, manuscritos e livros raros, portanto, quer você esteja apenas visitando ou se instalando para alguma pesquisa pesada, esta biblioteca é o lugar perfeito para uma caça ao tesouro.

Biblioteca George Peabody – Baltimore, Estados Unidos

Parte da Johns Hopkins e localizada em seu campus de Mount Vernon, esta biblioteca é “obrigatória” em qualquer visita a Baltimore. Alojando mais de 300.000 volumes, a Biblioteca George Peabody é verdadeiramente real. Inaugurada em 1878, a sala da pilha contém cinco níveis de varandas de ferro fundido que se elevam a mais de 60 pés.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro

Localizada no centro da cidade, no Rio de Janeiro contém a maior coleção de textos portugueses fora do próprio país. O exterior calcário é dotado de estados de exploradores portugueses, como Vasco de Gama e Pedro Álvares Cabral; no entanto, o interior é a verdadeira jóia. Arcos de madeira escura, vitrais e tonalidades azuis fazem com que esta biblioteca pareça um palácio real.

Biblioteca Strahov – Praga, República Tcheca

Dita como uma das bibliotecas históricas mais bem conservadas, a Biblioteca Strahov contém mais de 200.000 volumes. Cartuchos de madeira esculpida com imagens indicando categorias de livros e afrescos bíblicos ornamentados por Siard Nosecký e Anton Maulbertsch são apenas alguns dos toques ornamentais que tornam esta biblioteca de tirar o fôlego. Esta biblioteca em estilo barroco está também próxima ao Castelo de Praga, tornando-a um pop-in fácil durante as visitas turísticas.

Biblioteca Handelingenkamer – Haia, Holanda

Biblioteca do Parlamento Holandês, a Biblioteca Handelingenkamer, foi construída no final do século XIX. Um espantoso teto de vidro abobadado foi projetado para deixar entrar a quantidade máxima de luz, permeando os quatro andares. Balaustradas ornamentais formam as grades enquanto varandas de ferro fundido em estilo aberto feitas em vermelho acrescentam charme a esta biblioteca, enquanto as fileiras de livros encadernados lhe dão um apelo clássico. 

Biblioteca Tianjin Binhai – Tianjin, China

A mais moderna biblioteca desta lista, tendo sido aberta apenas em 2017, a Biblioteca Tianjin Binhai é uma maravilha. Nomeada um dos Lugares Greatistas do Mundo do Tempo, esta biblioteca tem 363.000 pés quadrados de prateleiras em terraços que vão do chão ao teto ao redor de um auditório central. Com espaço para 1,2 milhões de livros e cinco andares, as fachadas envidraçadas completas são projetadas para incluir espaço natural, conectando a biblioteca ao parque adjacente.

Biblioteca Antiga do Trinity College – Dublin, Irlanda

Como uma cena de Harry Potter, a Biblioteca Antiga do Trinity College é uma visão a ser contemplada – especialmente o que é apelidado de The Long Room. Com mais de 200.000 dos textos mais antigos da biblioteca, a quantidade de livros não é a única coisa que se destina a impressionar. A Sala Longa tem mais de 210 pés de comprimento e contém 14 bustos de mármore, arcos de madeira escuros e um teto de barril. Também abriga um dos últimos exemplares da Proclamação da República Irlandesa de 1916, bem como outros tesouros nacionais, em seus dois andares.

Biblioteca Universitária de Bolonha – Itália

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou, muitos temiam que os manuscritos desta biblioteca histórica se perdessem para sempre se permanecessem no centro da cidade. Infelizmente, a própria biblioteca foi bombardeada, mas os textos sobreviveram quando foram retirados da biblioteca e foram escondidos no campo. Agora, a Biblioteca Universitária de Bolonha tem uma coleção tanto de antiguidades quanto de manuscritos modernos que fazem sua casa neste espaço de construção e design tradicional italiano. Com sacadas de madeira escura acentuadas por colunas de mármore, esta biblioteca abriga mais de 1,25 milhões de volumes e uma coleção de arte com mais de 400 retratos. Tem sido considerada uma das bibliotecas mais importantes do país.