Deseja ter boas lembranças e sucesso no seu intercâmbio, então, não pule etapas.
Os benefícios do intercâmbio são muitos, as vivências como um estudante internacional proporcionam momentos memoráveis e conhecer lugares e pessoas de toda parte do mundo amplia a visão e traz tolerância.
Entendemos os benefícios do intercâmbio em três pilares:
NA VIDA PESSOAL o intercâmbio vai fazer com que você vivencie uma nova cultura, hábitos e costumes das pessoas e da sociedade no país escolhido, além de promover inúmeros benefícios e experiências que serão lembrados para sempre.
É uma oportunidade única de fazer amigos de diversas partes do mundo, interagir e trocar conhecimentos.
A experiência no exterior impulsiona também o desenvolvimento pessoal em diferentes níveis, ao promover a interação entre pessoas e a adaptação ao novo ambiente, que nos torna mais seguros e independentes.
NA CARREIRA, sabemos que a fluência de um ou mais idiomas tem sido uma exigência do mercado de trabalho, que busca profissionais cada vez mais versáteis, preocupando-se não somente com a formação técnica, mas também com o envolvimento em atividades relevantes como trabalhos comunitários e sociais.
Neste cenário, a realização de um intercâmbio torna-se um grande diferencial competitivo.
NA SOCIEDADE, a imersão e a vivência em um novo país proporcionam ao estudante a visão da compreensão e aceitação da diversidade cultural, ampliando assim o senso de tolerância e cooperação mundial.
Portanto, divirta-se, saboreie dos mais diversos temperos, faça amigos de todos os cantos do mundo, conheça lugares inesquecíveis!
Ah! O intercâmbio não se limita a grupos de adolescentes que passam férias aprimorando o idioma hospedado em casa de família, não!
As oportunidades estendem-se a qualquer idade, podendo ser em grupo, em família ou embarcar numa jornada solo.
De quanto tempo preciso para fazer um intercâmbio? A pergunta, na verdade, deve ser: quanto tempo você planeja ter disponível para o seu intercâmbio? Pois, a partir de duas semanas durante suas férias é possível fazer um curso de idioma. O que define o tempo necessário é o seu objetivo de aprendizado.
IDIOMA, inglês, espanhol, francês, italiano, mandarim… você escolhe! O curso de idioma pode ser para quem está começando, nível intermediário ou avançado. Pode ser específico, direcionado à sua área profissional: médica, negócios, finanças ou até formação de professor de idioma.
Além disso há os pouco conhecidos, cursos de idioma aliado a cursos extras: fotografia, panificação, dança, esportes, enfim, há uma lista imensa de opções. Já imaginou estudar italiano e fazer um curso de história da arte em Florença?
EDUCAÇÃO FORMAL, um diploma internacional é um grande diferencial no currículo do profissional brasileiro, pode inclusive, abrir portas para empresas internacionais. Entendemos a Jornada do Estudante no Exterior como um caminho com resultados para a vida toda.
High School é o termo utilizado para o ensino médio no Brasil. Já o College é uma faculdade, porém, diferente da educação em nosso país, são cursos menores (de 1 a 3 anos) de cunho profissional que confere certificado de nível superior. University oferecem cursos superiores mais longos (de 3 a 5 anos) de cunho acadêmico e profissional e emite diploma de nível superior. E, na sequência, como aqui existem os cursos de pós-graduação: especialização, MBA, mestrado e doutorado. Pathway é um programa de preparação e auxilia o estudante na escolha e aplicação de matrícula, principalmente, no ensino superior.
Alguns países, permitem que o estudante de idioma ou de College, maior de 18 anos trabalhe. Existem algumas regras, como por exemplo, estudar 20 horas semanais e trabalhar a mesma carga horária. As permissões e regras diferem em cada destino. Os mais procurados por brasileiros são: Irlanda, Austrália, Malta e Canadá. O benefício do estudo e trabalho é que no tipo de serviço realizado será exigido o idioma, com isso, a possibilidade de atingir a boa fluência em menor tempo aumenta.
DICA: fale o idioma local o maior tempo possível. Aproveite a oportunidade de se desenvolver e aprimorar a conversação. É muito comum encontrar outros brasileiros durante o intercâmbio e, de forma automática, falar em português. Evite fazer isso!
Ficar hospedado em casa de família oferece a chance de falar no idioma local e ampliar seu vocabulário com as conversas diárias.
Caso prefira, as acomodações estudantis são especialmente preparadas para receber os estudantes, seja em quartos individuais ou compartilhados você terá momentos excelentes de convívio com outros estudantes de outras nacionalidades. Não descartando hostels e hotéis, dependendo do objetivo e do orçamento de cada um.
Por falar em orçamento… Evite pensamentos como: “é caro”, “não tenho dinheiro” e faça o planejamento, economize e guarde ou aplique o dinheiro. A questão é que grande parte dos gastos serão pagos antes do embarque e nem sempre estamos acostumados com o esse pensamento, não é mesmo?
E ainda tem que sobrar o dinheiro que você levará na viagem para se sustentar no período que ficará fora. Uma consultoria financeira no planejamento de intercâmbio poderá te mostrar que É POSSÍVEL!
Fica o convite: Vamos planejar?