fbpx

Blog

Prazer: Praia do Forte

A Praia do Forte é uma vila de pescadores na cidade de Mata de São João, a apenas 59 km do Aeroporto de Salvador, Bahia. Mais conhecida pelos seus resorts de alto padrão, o destino possui atrações e passeios que vão além das comodidades e atividades oferecidas pelos resorts. Os coqueiros são a principal vegetação da região, razão pela qual toda a costa é chamada de Costa dos Coqueiros. Um local ensolarado na maior parte do ano com 12 km de belas paias, mar calmo, piscinas naturais e recifes com opções de mergulho.

Lá está localizado um dos centros de visitantes do Projeto Tamar, criado em 1982 ocupando uma área de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha no entorno do farol Garcia D’Ávila. O projeto atua na pesquisa e proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

A biodiversidade, beleza natural e atrações da região não ficam por ai, para os amantes do ecoturismo opções não faltam. A Reserva Sapiranga possui 600 hectares de Mata Atlântica e podem ser visitada de bike, a cavalo ou caminhando. Conheça também um dos mais importantes monumentos histórico-culturais do país, a ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila, considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil com início de sua construção em 1551.

Outro passeio para quem gosta de caminhada ou bike, é o Parque Klaus Peters, primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. O Parque possui uma trilha de 3,6 km sinalizada com placas informativas e painéis sobre a fauna e flora. A trilha é de piso intertravado com ótimas condições para caminhadas, passeios de bike e contemplação da natureza. No parque são encontradas cerca de 180 espécies de aves atraindo observadores profissionais e amadores.

Visite também a Lagoa Aruá há apenas 5 km da Praia do Forte. Um lugar de beleza rústica para relaxar, e usufruir de suas belezas naturais, banhos de sol na lagoa, o verde ao redor e a culinária a base de peixes e mariscos encantam os turistas. Aproveite também o lindo pôr do sol. O Projeto Baleia Jubarte, inaugurado em 2004 com 3500 m2 incentiva o turismo responsável de observação de baleias. De julho a outubro as Baleias Jubarte visitam o litoral local e este é o período para avistá-las.

Os turistas participam de uma visita ao Espaço e jardins onde há um esqueleto completo de baleia jubarte. Assistem também a uma palestra sobre os hábitos e comportamentos do mamífero marinho. Após embarcam para uma experiência inesquecível de avistagem das baleias.

Para usufruir da ótima gastronomia local, ou um bom aperitivo visite a Vila da Praia com várias opções de restaurantes e bares. Um lugar rústico e muito charmoso. Aqui não circula carros somente bikes e as famosas bicitaxis.

Aproveite ao máximo sua estadia na Praia do Forte, e se ainda sobrar um tempinho você pode também curtir passeios de lancha, banana-boat, vela e windsurf, stand-up ou ainda curtir as atividades de seu resort, hotel ou pousada.